Bolsonaro x Sergio Moro: pesquisa mostra quem lidera corrida presidencial para 2022

Atual presidente e seu ex-ministro aparecem na primeira e segunda posição, respectivamente.

PUBLICIDADE

Sergio Moro será candidato à presidência da República em 2022? Esta é a grande pergunta que não quer calar. Moro deixou o Ministério da Justiça em abril fazendo graves acusações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a quem acusou de querer interferir no trabalho da Polícia Federal (PF).

Após deixar o cargo, Moro passou a ser incluído em rodas de conversas sobre candidatos à presidência em 2022. O ex-ministro ficou nacionalmente conhecido ao julgar os casos da Operação Lava Jato em 1ª instância. Ele foi o responsável por condenar Lula e outros acusados de corrupção.

Em 2018, havia expectativa da candidatura de Moro, mas isso não aconteceu. Após a eleição de Bolsonaro, ele foi convidado para ser ministro da Justiça e da Segurança Pública. Moro passou a ser chamado de superministro. Agora, fora do governo, nada o impede de concorrer em 2022, se quiser.

Levantamento da Quaest Consultoria e Pesquisa mostra que Jair Bolsonaro e Sergio Moro disputariam a primeira posição na corrida presidencial. A sondagem da Quaest ouviu 1.000 pessoas, entre os dias 14 e 17 de junho, nos 27 estados brasileiros. Bolsonaro lidera com 22% da intenção de votos. Moro aparece na segunda posição, com 19%.

Fernando Haddad (PT) aparece na terceira posição, com 13%, enquanto Ciro Gomes (PDT) é o quarto colocado, com 12%. O apresentador Luciano Huck, que pode sair candidato, tem 5%. Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 3%. Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) tem apenas 2%. A pesquisa mostra ainda que 23% dos entrevistados afirmaram não ter candidato.