Qual será a aula online de hoje? Os pais não aguentam mais e as crianças estão pagando um preço muito alto

A estafa tomou conta de muitas crianças e o desinteresse pelo estudo não é intencional.

PUBLICIDADE

Devido à pandemia do coronavírus, que já matou mais de 50 mil pessoas só no Brasil, as aulas presenciais foram suspensas e muitas escolas adotaram o método do ensino à distância. Nesse modelo, os pais, que além de cuidar da casa e trabalhar para buscar o sustento, se viram obrigados a ser tornarem professores, o que não é uma tarefa fácil. Em muitos casas, as crianças sequer têm acesso à tecnologia, como internet, computador ou mesmo um tablet. São dois pesos e duas medidas.

É comum se deparar nas redes sociais com muitos comentários e desabafos de pais relatando as dificuldades que estão enfrentando para se adaptarem ao novo modelo de ensino. O confinamento, que já dura mais de 90 dias, está causando danos psicológicos nas crianças e adolescentes, que poderão ser irreversíveis. Até mesmo aquelas crianças que gostavam de ir à escola e tinham apreço pelo estudo, estão perdendo o encanto pelo ensino.

As escolas não foram obrigadas pelo MEC a realizar aulas online. Elas tiveram o poder de decisão e optaram por um sistema desconhecido e perigoso por ser mais vantajoso.

E as instituições que decidirem não adotar a modalidade a distância?

Essa é a resposta que está no site oficial do MEC: “As instituições devem reorganizar seus calendários acadêmicos considerando a legislação vigente de dias letivos e efetivo trabalho acadêmico, da mesma forma que é exigido para os outros níveis de formação. É preciso sempre esclarecer que, no processo de reorganização do calendário escolar, o ano letivo pode, em situações determinadas e para efeito de reposição de aulas e atividades, não coincidir com o ano civil. No processo de reorganização dos calendários escolares, é fundamental que a reposição de aulas e a realização de atividades escolares possam ser efetivadas preservando a qualidade de ensino.”

É preciso urgentemente que se cancele o ano letivo. Nenhum ser humano consegue aprender sob estresse. Isso está matando a vontade natural das crianças de aprender.

Estudos apontam que a aula em casa eleva e muito a possibilidade dos pais se tornarem agressivos, castigar os filhos e até mesmo o uso de força sob a criança, pelo simples fato do desinteresse pelo estudo. E a culpa não é dos nossos filhos.

A estafa tomou conta deles. O desinteresse não é intencional. Esse estresse pode se tornar ainda pior e desenvolver diversas patologias, como herpes, dermatites, problemas gastrointestinais, dentre outros. As crianças estão mentindo estarem doentes para não ter que estudar. Dores de cabeça se tornaram frequentes.

Se esse modelo está dando certo na sua casa, parabéns. Mas não feche os olhos para o que acontece ao seu redor. Outros pais e crianças estão sofrendo e isso precisa de uma basta. Chega!