in

Conheça as principais doenças de inverno e como proteger a família com dicas simples

Com a chegada do inverno, vem o aumento de casos das principais complicações respiratórias.

Leiturinha
Publicidade

O inverno já começou e a estação mais fria do ano acaba aumentando as chances de contrair doenças respiratórias. O motivo é o tempo frio e seco que tornam isso propício. Os pequenos sãos os mais afetados, chegando a apresentar de 8 a 11 episódios virais ao ano.

“Elas têm um sistema imunológico ainda em amadurecimento e, por esse motivo, maior chance de contrair doenças infecciosas. Além disso, também têm o hábito de colocarem as mãos na boca e rosto o que facilita a transmissão de doenças”, explicou a especialista Maura Neves. Não são somente os pequenos que precisam de cuidados, a filha inteira precisa ficar atenta.

É importante cuidar bem do nariz, mantendo o ar inalado umidificado. O nariz aquece e filtra as partículas e microrganismos, permitindo que o ar possa chegar aos pulmões com as características necessárias. Portanto, o nariz precisa ter hábitos de higiene rotineiros.  Veja abaixo as principais doenças de inverno.

Publicidade

Resfriado

É uma infecção viral que acomete as vias respiratórias superiores, existindo mais de 200 tipos de vírus que podem penetrar através dos olhos, boca e nariz. Os sintomas típicos do resfriado são tosse, dor no corpo, espirros, coriza e dor na região da garganta.

Publicidade

Gripe

É uma infecção contagiosa do sistema respiratório que é provocada pelo vírus Influenza. O contágio também acontece através de contanto físico ou pelo ar. Os sintomas característicos são febre alta, tosse seca, dores e se não houver melhora do quadro o ideal é procurar ajuda médica.

Pneumonia

É uma doença que atinge os pulmões, podendo ter sua origem por vírus, bactéria, pode ser consequência de um resfriado mal curado. Os sintomas são dores na região do tórax, febre alta, chiado no peito e dificuldade para respirar. É importante consultar um médico para avaliação.

Asma

É uma enfermidade que provoca inflamação das vias aéreas inferiores. As causas podem ser diferentes, podendo ser desencadeada por alergia causada por perfume e aromas, pelo animal, ácaros, poeira ou até mesmo alimentos como ovo e leite. Provoca falta de ar, tosse chiado e sensação de peito apertado.

Sinusite

É uma inflamação na região da membrana que reveste a cavidade nasal e seios da face. Pode ser desencadeada por processo alérgico, infecção ou até mesmo como uma consequência de infecções das vias respiratórias não tratadas devidamente.

Bronquiolite

É uma infecção que atinge os brônquios, que são as ramificações responsáveis por levar ar aos pulmões. O vírus sincicial respiratório é a principal vetor da doença. os sintomas são febre, tosse e chiado.

Rinite

É uma enfermidade inflamatória crônica das mucosas nasais e geralmente acontece em épocas específicas ou até mesmo o ano inteiro. É desencadeada por mudanças bruscas da temperatura, fungos, ácaros e poeira. Os sintomas são olhos avermelhados, espirro, tosse, secreção no nariz e olhos coçando.

As doenças de inverno podem ser evitadas com hábitos simples, como praticar atividade física, sono tranquilo, dieta saudável. Os pequenos ainda não têm o sistema imune formado, sendo importante tomar todos os cuidados.

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade