Novos saques do FGTS: Caixa divulga data e consulta ao valor por app e internet banking

Cada trabalhador pode realizar o saque no valor de até R$ 1.045 de contas ativas ou inativas.

PUBLICIDADE

O Governo Federal tem divulgado várias medidas pela economia do país, sendo uma delas a liberação de valores do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Nesta sexta-feira, 19 de junho, a Caixa Econômica Federal (CEF) liberou os dados para consulta da data e do valor do saque emergencial.

Cada trabalhador pode realizar o saque de até R$ 1.045, 00, que poderá ser feito através do aplicativo FGTS e do Internet Banking da Caixa. Já as consultas pelo telefone são feitas pelo Disque 111. No site fgts.caixa.gov.br já podem ser realizadas consultas desde a última segunda-feira, 15 de junho.

O trabalhador, que realizar a consulta pelo site ou aplicativo, pode optar por não sacar o dinheiro e até mesmo pode devolver a quantia, caso o valor tenha sido pago de maneira automática. A pessoa que não interessar em fazer o saque emergencial precisa informar a CEF com pelo menos 10 dias de antecedência, antes da data prevista para o crédito.

A liberação do dinheiro do FGTS está previsto para iniciar no dia 29 de junho. A Caixa faz a abertura de uma Conta Poupança Social Digital, que será aberta de forma automática em nome do beneficiário. O dinheiro fica à disposição do trabalhador até o dia 30 de novembro. Caso a pessoa não tenha interesse em fazer a retirada, a quantia retorna para o fundo.

A nova liberação de valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço acontece em virtude da pandemia no novo coronavírus, que afetou diretamente as atividades econômicas e a renda dos brasileiros. Infelizmente, a crise acabou afetando vários setores e muitos acabaram desempregados ou com o contrato suspenso.