in

Bonner dá má notícia no Jornal Nacional, mas Band ‘tranquiliza’ brasileiros

Jornal Nacional e Jornal da Band divulgam dados da Covid-19 de forma diferente.

Reprodução Globo/ Band
Publicidade

A forma como os telejornais apresentam o noticiário sobre a Covid-19 é diferente e isso fica bastante claro ao comparar o Jornal Nacional, da Rede Globo, com o Jornal da Band. Os dois telejornais exibidos no horário nobre da TV brasileira têm dedicado muito tempo para a cobertura sobre a pandemia.

Nesta quinta-feira (18), William Bonner anunciou os dados coletados junto às secretarias de Saúde pelo consórcio formado por Extra, Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, UOL e G1. Os números mostram que o Brasil registrou 47.869 mortes em decorrência da Covid-19 – 1.204 delas foram computadas nas últimas 24 horas.

O número de casos nas últimas 24 horas chegou a 23.050. O número total é muito alto: 983.359. O Brasil se aproxima de 1 milhão de casos. Este fato também foi notícia no Jornal da Band, apresentado por Eduardo Oinegue, mas o apresentador também divulgou um dado que a Globo não mostrou: o número de recuperados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Eduardo Oinegue informou que no dia 2 de abril, o mundo todo registrava 51 mil mortes. No dia 18 de junho, o Brasil passou de 47 mil mortes. A diferença do Jornal da Band é que o número de pessoas recuperadas também é exibido. No total, 482 mil brasileiros se recuperaram da Covid-19.

A divulgação do número de recuperados é elogiada por alguns, como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que compartilhou vídeo do Jornal da Band e elogiou por não “apavorar a população”, mas também é criticada por outros, que enxergam nisso uma forma de minimizar o vírus.

A Band também já divulgou ranking de mortes por Covid-19 por milhão de habitantes. O Brasil era o 19º em números de mortes. Nos números totais, o país é o segundo com mais casos e com mais mortes, atrás apenas dos Estados Unidos. O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes e é um dos países mais populosos do mundo.

Publicidade
Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!