Bolsonaro recebe triste notícia em meio à pandemia e passa vergonha

Ranking de avaliação dos governos durante pandemia do novo coronavírus tem Brasil na última posição.

PUBLICIDADE

O instituto alemão Dalia Research fez um levantamento que ouviu 124 mil de 53 países diferentes entre os dias 20 de abril e 3 de junho. Os resultados da pesquisa que avaliou ações dos governos federais durante a pandemia do novo coronavírus constam no Índice de Percepção da Democracia 2020 (DPI – Democracy Perception Index).

“Pessoas de todo o mundo julgam a resposta de seu governo a COVID-19”, diz o título da pesquisa. A resposta dada pelos brasileiros coloca o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em situação vergonhosa perante o mundo. O Brasil ocupa a última posição do ranking. O resultado mostra a insatisfação de boa parte da população com as ações governamentais em tempos de pandemia.

O Brasil aparece na lanterna do ranking mundial com 34% de avaliação. Na sequência, aparece o Chile, também na América do Sul, com 39%. França e Espanha vêm em seguida com 46% e 50%, respectivamente. O top 5 negativo é fechado pelo Japão, que recebeu 52% de avaliação.

Os países melhores avaliados são a China e o Vietnã, com 95% cada um. Curiosamente, o novo coronavírus se espalhou para todo o mundo através do país asiático. Grécia e Malásia vêm em seguida, com 89% cada. Logo depois vêm Irlanda e Taiwan, com 87% cada um.

Os Estados Unidos, país com o maior número de casos e de mortes por Covid-19 em todo o planeta – são mais de 100 mil óbitos – recebeu 53% de avaliação e também aparece na parte de baixo do ranking. O Brasil é o segundo colocado em número de casos – quase 1 milhão – em número de óbitos – mais de 45 mil.