Pandemia da fome pode assolar a América Latina e ONU faz importante alerta

Por causa do novo coronavírus, aumentaram o número de empresas falidas e também de desempregados.

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus não ameaça apenas pelo risco da pessoa ser infectada e ficar internada em estado grave. A Covid-19 vem causando outros muitos problemas, entre eles, o desemprego e o fechamento de muitas empresas.

Nesta última terça-feira (16), a ONU ainda alertou que o novo coronavírus pode gerar uma ‘insegurança alimentar’ para dezenas de milhões de pessoas na América Latina e também no Caribe. A Organização das Nações Unidas vem pedindo que sejam adotadas medidas urgentes para que esta pandemia da fome não castigue ainda mais a população.

De acordo com o Programa Mundial de Alimentos da ONU, os países da região conta com cerca de 14 milhões de pessoas que já estão passando fome ou tendo dificuldade para fazer todas as refeições do dia.

Se for contar ainda as pessoas em insegurança alimentar moderada, esse número salta para 40 milhões, já que esta pandemia está deixando muitas famílias em situação difícil. Miguel Barreto, diretor região do programa da ONU na América Latina e Caribe, disse que a Organização está preocupada e vem acompanhando o problema de perto.

“Infelizmente, as notícias não são boas quando se trata da situação de segurança alimentar. Nossas projeções desenham uma imagem sombria. Precisamos agir rapidamente para evitar que esta crise se converta em uma pandemia da fome”, declarou Barreto.

No Brasil, o Auxílio Emergencial de R$ 600 seria para ajudar justamente estas pessoas que não estão tendo renda nesta pandemia do novo coronavírus, mas nos últimos dias surgiram muitas denúncias de irregularidades.

Pessoas que deveriam estar recebendo este benefício, alegam que ainda não conseguiram ter o cadastro aprovado, enquanto outras que estão em situação melhor, já estariam sacando o dinheiro.