China mostra que não tem como se livrar do coronavírus e inicia batalha contra a Covid-19

Em regiões onde a pandemia havia chegado ao fim, novos casos começam a surgir.

PUBLICIDADE

Nos últimos dias, o mundo voltou a olhar para a China com preocupação, pois surgiram novos casos do novo coronavírus, após um bom período sem registros da Covid-19. Isso mostra uma possível tendência de que esta doença se torne endêmica.

Na China, desde o último dia 12, já foram confirmados mais de uma centena de infectados. Quem comemorou achando que estava livre da pandemia por lá, agora começa a entender que esta não é uma tarefa tão simples como se imaginava.

A endemia se caracteriza quando ocorre do vírus não se dissipar totalmente e com isso a doença está sempre se manifestando, seja por determinadas circunstâncias ou causas locais.

Um bom exemplo são os tipos de influenza A e B, que no Brasil já são considerados endêmicos. Por aqui, a meta não é mais se livrar do influenza A e B, mas estar pronto para enfrentar o problema regularmente.

A própria Organização Mundial da Saúde já afirmou que é grande a probabilidade de que o novo coronavírus também passe a ser assim, ou seja, ele some por um período, mas depois volta e assim a humanidade teria que aprender a lidar de vez com este vírus.

Pequim, China, que tem mais de 20 milhões de habitantes, deu início a uma operação onde 100 mil trabalhadores terão que sair por milhares de comunidades combatendo o novo coronavírus novamente.

O risco de propagação da epidemia é muito alto, por isso devemos tomar medidas resolutas e decisivas“, informou o porta-voz do governo em Pequim. Quem mora em regiões de alto risco de contágio está proibido de sair da cidade e quem já saiu terá que se entender com as autoridades.