Após descoberta de remédio contra o coronavírus, especialista faz importante alerta

Cientistas fizeram uma importante descoberta sobre um medicamento que ajudará aos infectados pela Covid-19.

PUBLICIDADE

Cientistas fizeram testes clínicos com o corticoide dexametasona em alguns pacientes internados após serem infectados pelo novo coronavírus no Reino Unido e ficaram satisfeitos com os resultados. No Brasil, vários médicos se mostraram animados também, mas fizeram um importante alerta.

De acordo com especialistas ouvidos pelo Estadão, é preciso tomar cuidado primeiramente com o fato de que o estudo ainda está em desenvolvimento e segundo porque este medicamento é indicado somente a determinados pacientes e não para todos.

Fred Fernandes, que é pneumologista no Hospital das Clínicas em São Paulo, disse que os resultados deste estudo são promissores, porém, nada justifica uma corrida desenfreada às farmácias, pois é um medicamento de uso hospitalar.

A dexametasona mostrou redução na mortalidade de quem precisa de ventilação ou está com o oxigênio baixo, mas em quem não têm essas condições, nos quadros mais leves não houve benefício“, explicou o pneumologista.

Quem está com a Covid-19, mas pode ficar em casa de quarentena, não deve ir à farmácia procurar o medicamento para usá-lo por contra própria. Luciano Azevedo, que é médico intensivista no Sírio Libanês, vai além e acredita que até médicos que não estejam bem informados comecem a prescrever o medicamento a pacientes que não têm o perfil indicado.

Esse remédio não é para ‘curar da Covid-19’, ele serve para reduzir a mortalidade dos pacientes em quadro grave, mesmo assim, muitas pessoas internadas acabaram vindo a óbito após usar este corticoide.