Superação: após 105 dias, 1ª paciente grave diagnosticada com Covid-19 recebe alta

A paciente tinha comorbidades e ficou quase três meses internada em UTI, sedo o primeiro caso grave da doença no país.

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus fez milhares de vítimas fatais no mundo inteiro. Infelizmente, no Brasil, a situação é preocupante e a quantidade de infectados aumenta vertiginosamente a cada dia. No entanto, em meio ao caos instalado por causa da disseminação do vírus, uma boa notícia sobre uma paciente que venceu a doença trás um alento ao coração da população.  

A primeira paciente que foi diagnosticada com a Covid-19 no Distrito Federal, finalmente recebeu alta do hospital e ganhou permissão para retornar para casa nesta terça-feira, 16 de junho. A boa notícia veio depois de 105 dias internada, após ter sido hospitalizada pela primeira vez para poder fazer tratamento contra o novo coronavírus.

A notícia da alta da paciente foi confirmada pelo Hospital de Brasília, local onde a mulher ficou internada desde o dia 18 de abril. Ela foi o primeiro caso grave da Covid-19 no Brasil e ficou quase três meses internada em uma UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Ao deixar o hospital, a guerreira recebeu aplausos da equipe de profissionais que acompanharam o caso.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a mulher fazia parte do grupo de risco para a doença, pois a paciente tinha comorbidade, que são doenças relacionadas que provocam o agravamento da doença. A paciente chegou a ser entubada e respirou com a ajuda de aparelhos e também precisou fazer uma traqueostomia.

A mulher havia retornado de uma viagem à Suíça e ao Reino Unido, e apresentava os sintomas característicos da doença como tosse, febre e secreções. Assim que fez o teste, ela testou positivo para o vírus. O marido da paciente também contraiu a doença, porém, os sintomas foram mais leves e pôde ser tratado em cassa.