Alívio esperado: cientistas descobrem remédio que pode reduzir mortes em pacientes com coronavírus

Para pacientes que estão em aparelhos respiradores, o risco de morte cai de 40% para 28%.

PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada por cientistas britânicos nesta terça-feira, 16 de junho, traz o alívio esperado para bilhões de pessoas em todo o mundo. O estudo, que ainda está em fase preliminar, concluiu que um remédio (não mencionaremos para evitar a compra desnecessária do produto) seria capaz de diminuir a mortalidade em pacientes doentes com coronavírus. 

No entanto, essa capacidade foi observada apenas em pacientes graves ou muito graves com coronavírus. O medicamento é comum e, geralmente, voltado à pessoas com asma. Nos pacientes que são entubados e vão para os chamados respiradores, a mortalidade, após o uso do remédio, cai de 40% para 28%.

Já em pacientes que apenas recebem o oxigênio a taxa de mortalidade também diminuiu, mas foi um pouco menor, indo de 25% para 20%. O estudo também testou pacientes com sintomas menos graves de coronavírus, mas não foi possível observar uma mudança significativa na melhora dos mesmos. 

O professor de medicina da Universidade de Oxford, Martin Landray, um dos responsáveis pelo estudo, falou sobre os resultados encontrados. Ele informa que a descoberta dos pesquisados é fantástica, como mostra uma matéria publicada pelo site do Bem Estar. 

Os resultados preliminares do estudo Recovery são muito claros — o remédio reduz o risco de morte em pacientes com complicações respiratórias graves. A Covid-19 é uma doença global — é fantástico que o primeiro tratamento que demonstradamente reduz a mortalidade esteja instantaneamente disponível em todo o mundo”, disse o pesquisador ao falar sobre a descoberta.