Renata anuncia ao vivo no JN que hidroxicloroquina não funciona e Globo é criticada

Reportagem exibida no telejornal foi baseada em decisão da agência americana FDA.

PUBLICIDADE

A polêmica envolvendo o uso da hidroxicloroquina nos pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (15), após a FDA, agência americana que regula alimentos e remédios, cancelar a autorização para uso do remédio em hospitais para tratamento da Covid-19,

A decisão foi notícia em todo o mundo e ganhou reportagem no Jornal Nacional. A jornalista Renata Vasconcellos, apresentadora do JN ao lado de William Bonner, foi quem chamou a reportagem direto dos Estados Unidos. 

“A agência americana que regula alimentos e remédios cancelou hoje a autorização de emergência que permitia o uso da hidroxicloroquina em hospitais para o tratamento da Covid”, afirmou Renata Vasconcelos, antes de a reportagem entrar no ar.

A FDA chegou à conclusão de que é improvável que os remédios cloroquina e Hidroxicloroquina sejam eficazes no tratamento de pacientes com a Covid-19. A decisão foi tomada com base em dados científicos. De acordo com a FDA, os efeitos colaterais do uso da cloroquina e Hidroxicloroquina não compensam qualquer potencial benefício. 

Em outro comunicada, a agência americana informou também que o uso desses remédios podem prejudicar a eficácia do Remdesivir, antiviral que tem sido usado em estudos preliminares. A cloroquina e Hidroxicloroquina eram as grandes apostas de Donald Trump no combate à epidemia.

No Twitter, internautas criticaram a Rede Globo. “Jornal da morte”, escreveu um internauta. “O remédio funciona”, disse outra. “Vocês torcem mais para o vírus do que para uma cura”, disparou outro internauta.