Coronavírus pode atacar o cérebro do paciente e cientistas divulgam importante estudo

Pesquisadores do Reino Unido estão empenhados em conhecer um pouco mais sobre o novo coronavírus.

PUBLICIDADE

No Reino Unido, cientistas analisaram casos de alguns pacientes infectados pelo novo coronavírus e conseguiram descobrir os problemas mentais que a doença é capaz de causar.

Estudiosos no mundo todo estão preocupados com os danos colaterais da Covid-19, inclusive as complicações neurológicas e também distúrbios permanentes no cérebro e atingindo até mesmo o sistema nervoso.

Segundo os pesquisadores do Reino Unido, o novo coronavírus é capaz de causar problemas mentais devido a infecção, incluindo confusão mental, psicose, fadiga e até depressão crônica.

Em alguns pacientes ainda surgiram algumas doenças raras, entre elas a catatonia, que é quando ocorre uma paralisação física e mental da pessoa, além da síndrome de Guillain-Barre, onde as defesas do organismo começam a atacar os próprios nervos.

Agora os pesquisadores do Reino Unido deram início a uma iniciativa para acompanhar esses casos. O CoroNerve é o Programa Nacional de Vigilância de Complicações Neurológicas da Covid-19, que contará com a participação de pesquisadores da Royal College of Psychialists e também da Associação de Neurologistas Britânicos.

Um estudo, ainda não publicado, avaliou 150 pacientes que apresentavam sintomas relacionados a estes problemas e descobriram que há evidências de que houve inflamação cerebral prejudicial.

Segundo os cientistas, o sistema imunológico pode exagerar na reação ao vírus e isto causar sérios problemas, mas há casas em que o próprio coronavírus foi responsável pelos problemas neurológicos. Especialistas encontraram traças do vírus no fluido da espinha e até no cérebro dos pacientes.