Bolsonaro e mais uma opinião polêmica sobre mortes por Covid-19 no Brasil

Presidente da República deu entrevista ao canal Band News e mostrou dúvida em relação ao número real de óbitos por Covid-19.

PUBLICIDADE

O Brasil é o segundo colocado nos rankings de casos e de mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Desde março, 43.959 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 em todo o país. Somente os Estados Unidos, com 116.127 mortes, tem número maior. Em relação aos casos, o Brasil registra 888.271 contra 2.114.026 dos Estados Unidos.

Os dados são do Ministério da Saúde e mostra o estrago que a doença tem feito em todo o país. Apesar disso, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), duvida dos números e deixou isso claro mais uma vez. Nesta segunda-feira (15), o presidente deu entrevista à Band News.

Bolsonaro afirmou que os números relacionados à Covid-19 não são muito precisos. “Não condizem com a realidade”, afirmou o chefe do Executivo. Desde o começo da pandemia, Bolsonaro tem minimizado a doença. As declarações são um prato cheio para os críticos do presidente.

“Temos informações do Brasil todo de muita gente que falece de várias comorbidades e, entre elas, a Covid, e entra na estatística como Covid apenas. Isso não ajuda para que tenhamos uma numeração perfeita do que acontece, para que possamos tomar outras iniciativas”, afirmou o presidente da República.

A Covid-19 já matou 437.412 pessoas em todo o mundo, de acordo com dados da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos. Ao todo, 8.056 milhões de pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. Atualmente, o Brasil é um dos principais focos da doença em todo mundo. Na semana passada, o país registrou mais de mil mortes em alguns dias.