Novo coronavírus já matou dezenas de enfermeiros no Brasil e situação pode piorar

Os profissionais de saúde estão na linha de frente lutando contra a pandemia e arriscando a própria vida.

PUBLICIDADE

A pandemia causada pelo novo coronavírus tem castigado o Brasil e já matou cerca de 196 enfermeiros desde que o primeiro óbito por Covid-19 foi registrado no país, segundo informou o Cofen – Conselho Federal de Enfermagem.

Entre os enfermeiros a taxa de letalidade é de 2,44% e esta situação poderá se agravar, já que em todo Brasil está havendo uma flexibilização da quarentena e muitas pessoas estão de volta às ruas, o que possibilita o aumento no número de infectados.

O Cofen está desde março colhendo informações entre seus profissionais das unidades públicas e também privadas de saúde em todo país. São Paulo é o estado onde há mais vítimas entre os enfermeiros, sendo que até o momento, 40 já perderam a vida em decorrência desta pandemia.

O Rio de Janeiro vem logo atrás com 36 enfermeiros mortos, seguido por Pernambuco, com 26. Deste total de óbitos, 65,85% são mulheres e 34,18% homens. Outra informação divulgada é que a maioria dos mortos tinham idade entre 51 a 60 anos.

Gilney Guerra, porta-voz do Conselho Federal de Enfermagem, disse que esse aumento no número de enfermeiros mortos pela Covid-19 mostra a má condição que essa classe enfrenta por todo país.

“Acredito que o aumento dos óbitos na enfermagem esteja ligado a falta de infraestrutura para os profissionais. Desde março, o Cofen recebeu mais de 5 mil denúncias dos conselhos regionais de enfermagem, relatando a falta de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde”, revelou Gilney ao portal Extra.

Com o avanço da pandemia, a situação fica ainda mais grave para os enfermeiros que estão lidando com os infectados diariamente e colocando a própria vida em risco.