China tem vacina contra o coronavírus que garante 90% de eficácia e poderá salvar o mundo

A chegada de uma vacina que ofereça imunidade contra a Covid-19 é esperada por todos.

PUBLICIDADE

Alguns resultados apontam que a busca por uma vacina contra o novo coronavírus poderá chegar ao fim nos próximos meses, por exemplo, o laboratório chinês Sinovac Biotech informou neste último domingo (14), que tem boas notícias para a humanidade.

É que o laboratório realizou alguns testes onde foi apontado que a vacina por eles desenvolvida oferece 90% de eficácia contra a Covid-19. A grande maioria dos voluntários produziu anticorpos contra o novo coronavírus depois de 15 dias após receberem o medicamento.

Outra boa notícia é que estes voluntários não apresentaram efeitos colaterais, conforme informou a agência Bloomberg. Esses testes dizem respeito às duas primeiras fases da pesquisa que foram realizadas na China com 743 pessoas saudáveis e que não tinham sido infectados.

Esses voluntários foram divididos em dois grupos, sendo que um recebeu doses da vacina e outros de placebo, para que uma comparação pudesse ser feito. No grupo testado com a vacina, 90% produziu anticorpos contra a doença.

Essa vacina da Sinovac Biotech foi produzida utilizando uma versão enfraquecida do novo coronavírus. Este laboratório é um dos cinco no mundo todo que deu início aos testes em humanos e em breve terá início a terceira fase.

O governador de São Paulo já revelou que a Sinovac Biotech fez uma parceria com o Instituto Butantã para que esta terceira fase seja implementada em São Paulo. A expectativa é que 9 mil voluntários sejam convocados ainda este mês.

João Doria acredita que o SUS poderá disponibilizar esta vacina até junho de 2021, mas tudo dependerá da continuidade do sucesso nos próximos testes.