Rompimento de barragem deixa ruas inundadas e famílias fora de casa; situação é trágica

A água invadiu as casas e muitas pessoas perderam boa parte de seus bens, a Defesa Civil foi até o local.

PUBLICIDADE

Na tarde de hoje a barragem Guilherme Pontes se rompeu na zona rural de Sairé, que fica no Agreste de Pernambuco. A água invadiu a cidade e a população de Barra de Guabiraba ficou desesperada.

O município fica a pouco mais de 100km do Recife e a Defesa Civil informou que mais de mil pessoas foram retiradas urgentemente de suas residências, mas muitas delas perderam seus bens, pois não deu tempo de salvar quase nada.

Muitas ruas de Barra de Guabiraba ficaram inundadas, a cidade que tem cerca de 14 mil habitantes está enfrentando um grande transtorno. A cidade de Cortês também foi atingida e os moradores se desesperaram ao ver a água subindo rapidamente.

A barragem, que tem mais de duas décadas, não teria suportado a força da água que chega do Rio Sirinhaém e então rompeu. O caso será investigado para saber o que poderia ter sido feito para evitar esta tragédia. A estrutura era responsável pelo represamento do rio que corta vários municípios na região.

A prefeitura tem tomado as precauções e está comunicando ribeirinhos e as cidades vizinhas. Essa quantidade de água nunca foi vista na cidade”, informou Fernando Pergentino, que é prefeito de Sairé.

Tem chovido forte nos últimos dias por toda a região e a Apac – Agência Pernambucana de Águas e Clima, informou que um temporal caiu antes da represa romper. Só em Barra de Guabiraba foi registrado mais de 57 milímetros de chuva. Em Sairé choveu 82,20 milímetros, o que teria contribuído para esta tragédia.

A Apac informou ainda que a chuva deverá continuar nos próximos dias, o que pode dificultar a situação, já que muitas famílias não podem retornar para suas casas ainda.