Covid-19: médica pede demissão de hospital de SP após mortes de pacientes e desabafa

A profissional de Saúde foi entrevistada pelo Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (14).

PUBLICIDADE

A médica Bruna Lordão Alves trabalhava no Hospital Geral de Vila Penteado, zona norte de São Paulo. O local tem sido centro de referência no atendimento a pacientes com Covid-19. Neste domingo (14), o Fantástico exibiu reportagem sobre o local, e a médica foi filmada minutos depois de ter pedido demissão.

“É insuportável Heider. Você compartilha de muita coisa”, disse a profissional, ao médico que filmava para o Fantástico. O doutor Heider perguntou se havia algo específico para o pedido de demissão. “Muito mais específico do que quase todos os meus pacientes morrerem?”, disse a médica.

Em entrevista ao Fantástico, a doutora Bruna explicou com mais detalhes o pedido para deixar o hospital. Ela afirmou que nunca foi fácil trabalhar em meio a pandemia, mas naquele dia a situação foi ainda pior. Ela teve que dar a notícia de três óbitos para familiares.

“A família, eu entendo a revolta da família, mas acabei tendo que escutar algumas palavras que foram muito marcantes no sentido de que ‘a gente estava deixando as pessoas morrerem’. São coisas pesadas pra gente escutar, sabe?”, contou a médica, que disse ainda que sua consciência está limpa.

A profissional de saúde também afirmou que está em um momento de cansaço emocional e que resolveu parar para cuidar de si mesma neste período. A pandemia causada pelo novo coronavírus tem movimentado ainda mais os hospitais brasileiros. No Hospital Geral de Vila Penteado estão 191 pacientes e 422 com Covid-19 tiveram alta hospitalar.

Em todo o Brasil, a pandemia do novo coronavírus já matou mais de 43 mil pessoas. O país é o segundo colocado nos rankings de casos e de mortes, atrás apenas dos Estados Unidos em ambos.