WhatsApp vai permitir pagamentos em dinheiro no Brasil

Os detalhes foram revelados pela empresa nesta segunda-feira (15) e têm repercutido.

PUBLICIDADE

O Brasil vai ser o primeiro país em que o WhatsApp vai testar a utilização do aplicativo para envio e recebimento de dinheiro. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (15) e a funcionalidade deve estar disponível no aplicativo dentro de algumas semanas. O primeiro passo para fazer as transferências será cadastrar um cartão com a função débito.

Os pagamentos vão acontecer dentro da função chamada Facebook Pay. O Facebook é dono do Instagram e do WhatsApp. Em nota, a empresa explicou que o recurso tem esse nome porque no futuro os mesmos dados do cartão poderão ser utilizados nas outras plataformas.

A funcionalidade do Facebook Pay dentro do WhatsApp será simples e fácil de usar. Haverá uma função no menu chamada “pagamento”. Antes do primeiro pagamento, será necessário criar um conta com senha de seis dígitos e aceitar os termos de uso da plataforma. Dados como nome completo, CPF e número do cartão de banco serão incluídos. No cadastramento, o banco vai verificar o cartão e enviar um código de SMS. O objetivo é evitar que cartões roubados sejam utilizados.

Em toda a transação, será necessário utilizar a senha ou o reconhecimento biométrico do celular. No início, serão aceitos cartões Visa e Mastercard dos bancos Sicredi, Nubank e Banco do Brasil. A Cielo vai intermediar as transferências, cujo valor máximo será de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês. Cada usuário poderá fazer 20 transações por dia, respeitando esses limites.



Usuários do WhatsApp Businnes pagarão uma taxa de 3,99% por transação e poderão receber pagamentos ilimitados de débito e crédito. Será necessário ter uma conta da Cielo para realizar as transações. Nas redes sociais, muitas pessoas estão preocupadas com os golpes.