Covid-19: médicos gravam rotina em UTI de hospital de SP e Globo exibe imagens fortes

Pandemia do novo coronavírus já matou mais de 40 mil pessoas em todo o Brasil.

PUBLICIDADE

A pandemia causada pelo novo coronavírus já matou mais de 40 mil pessoas em todo o Brasil desde março, quando a primeira morte por Covid-19 foi registrada. O país está longe do pico da doença. Neste domingo (14), o Fantástico, da Rede Globo, exibiu imagens dramáticas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral da Vila Penteado, zona norte da cidade de São Paulo.

O local é referência no atendimento a pacientes com Covid-19 e a dura realidade de médicos, enfermeiros e demais profissionais foi mostrada para todo o Brasil. As imagens foram feitas pelos próprios médicos, usando câmeras portáteis. A tomada de decisão dentro da unidade tem que ser rápida.

Com a falta de leitos de UTI, médicos precisam tomar decisão entre quem vai para a terapia intensiva e quem não vai. “Esse paciente não é elegível para subir pra UTI. A gente não vai desistir dele, mas é um paciente que o prognóstico dele é muito ruim. A chance de óbito é maior que a chance de cura”, afirmou o médico Heider Alves.

Este paciente e um outro, que acabou entubado e enviado à UTI porque tinha estado clínico melhor, morreram no dia seguinte. Em entrevista à Globo, o médico falou sobre os momentos vividos dentro do hospital. O profissional afirmou que explica ao paciente que vai ser entubado como funciona o processo e disse que fica muito mexido quando o paciente pergunta se vai morrer.

De acordo com a reportagem da Globo, 422 pacientes atendidos no Hospital Geral de Vila Penteado se recuperaram e tiveram alta, mas 191 deles morreram. Em todo o Brasil, 43.332 mortes foram confirmados até este domingo. O número de casos registrados é de 867.624. O Brasil é o segundo em número de casos e em número de óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos.