Coronavírus: mortes em SP pode disparar e aumentar 71% com relaxamento da quarentena

Aos poucos São Paulo vai retomando sua rotina e a Covid-19 pode ganhar força e fazer novas vítimas.

PUBLICIDADE

O relaxamento da quarentena em São Paulo tem dividido opiniões, e pesquisadores da USP em parceria com a Fundação Getúlio Vargas divulgaram um estudo mostrando que o estado poderá ter um aumento de 71% no número de óbitos pela Covid-19.

Graças às medidas de isolamento social, muitas vidas foram salvas, mas agora o estado de São Paulo começou a relaxar a quarentena e isto acontece justamente quando o número de novos infectados está em alta.

O estudo do grupo mostrou que seriam 5.500 mortes a mais em São Paulo até o próximo mês se a quarentena continuasse, mas à medida que a população volta às ruas, aumenta a chance de contágio pelo novo coronavírus e com isso cresce também a possibilidade de novos óbitos.

Os pesquisadores apontam que a reabertura gradual do comércio juntamente com outras medidas de flexibilização deixará a situação ainda pior e milhares de mortes deverão ser registradas, decorrentes da Covid-19.

João Doria, ao revelar o plano para retomada da economia no estado, informou que em março o isolamento social conseguiu conter o avanço da pandemia e também um colapso no sistema de saúde, por isso alguns setores poderiam voltar agora.

Mas especialistas discordam do governador de São Paulo e acreditam que esta foi uma decisão prematura porque o estado não conseguiu controlar totalmente a pandemia e o número de casos continuam aumentando diariamente.

É muito arriscado flexibilizar a quarentena com tantas incertezas“, disse Lorena Barberia, professora da USP e também coordenadora do grupo que realizou este estudo alertando para o risco que São Paulo está correndo.