Como é a falta de ar provocada pela Covid-19: 5 sensações que ajudam a identificar o problema

O novo coronavírus já fez mais de 42 mil vítimas fatais no Brasil e o número continua crescendo.

PUBLICIDADE

No início da doença, a Covid-19 costuma apresentar os sintomas semelhantes ao da gripe, como febre e tosse, mas com o tempo a doença pode acabar se tornando algo grave, sendo a dificuldade respiratória um dos sinais de alerta para procurar ajuda médica. Contudo, pessoas que nunca sentiram falta de ar, identificar o sintoma pode se um pouco confuso. Por isso, alguns sinais complementares podem auxiliar na identificação.

Além de ser um sintoma característico e grave da infecção pela Covid-19 e também outras doenças, a dificuldade respiratória também pode ser provocada por outros fatores como sedentarismo e crises de ansiedade ou pânico. Desta forma, é necessários conhecer os sinais que este sintoma pode se manifestar em algumas doenças respiratórias.

Segundo informações do CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças, principal órgão norte-americano de vigilância sanitária e do especialista Doutor Felipe Marques, a sensação de falta de ar provocada por alguma infecção no trato respiratório pode incluir cinco características.

  1. Sensação de fôlego curto, que pode vir acompanhada de dor na hora de respirar;
  2. Falta de ar atípica ao fazer alguma atividade ou esforço físico simples e corriqueiros comuns do dia a dia, como por exemplo subir uma escada;
  3. Sensação de dor ou pressão que é constante na região do peito;
  4. Cianose, que é a aparência arroxeada na pontas dos dedos ou nos lábios; e
  5. Confusão mental.

A principal sensação de acordo com o especialista, é conseguir perceber que existe algo errado no trato respiratório. Um dos grandes indicativos de um quadro possível de insuficiência respiratória é a fadiga incomum associada a atividades comuns do dia a dia. Se a pessoa não apresentava cansaço na hora de andar e agora sente é um indicativo que a troca gasosa pode estar comprometida por algum processo infeccioso com a Covid-19.

A boca arroxeada e confusão mental são um sinal que a situação já está bem agravada. Vale frisar que nem todos os indivíduos apresentam os cinco sinais. Além disso, o coronavírus pode não incluir todos os fatores citados. Portanto, qualqueri indício de dificuldade para respirar, acompanhada de tosse e febre, o ideal é procurar ajuda médica o mais rápido possível.