Estudo mostra que o novo coronavírus é pior do que se imagina e pode causar danos graves

A melhor forma de se proteger é mantendo o isolamento social e limpar bem tudo que entra em casa.

PUBLICIDADE

Um artigo publicado pela revista Trends in Neuroscience, do grupo Cell, fez um importante alerta ao revelar que o novo coronavírus também pode atacar o sistema nervoso central e com isso causa graves problemas neurológicos ao paciente, a médio e longo prazo, inclusive Alzheimer.

A síndrome respiratória aguda é a principal característica de quem está com a Covid-19 e vários estudos já apontam que esta doença tem um forte impacto no sistema respiratório, mas não para por aí. Outros estudos já revelam que há evidências importantes mostrando que esse vírus também é capaz de infectar outros órgãos, entre eles o sistema nervoso central.

Jorge Moll, da UFRJ, é um dos autores deste artigo que faz um importante alerta e mostra que é preciso continuar fazendo de tudo para evitar o avanço da pandemia.

Cientistas conseguiram provar que doenças cerebrovasculares encontram-se entre as comorbidades das pessoas que foram infectadas pela Covid-19 e acabaram desenvolvendo graves complicações respiratórias.

Um dos estudos chegou a citar casos de isquemia em 20% dos 113 pacientes que vieram a óbito decorrente do novo coronavírus. Um outro estudo realizado na China concluiu que dos 214 pacientes avaliados, 36% apresentaram manifestação neurológica.

“Alterações neurológicas e da imagem cerebral, incluindo encefalite, foram descritas em pacientes com Covid-19”, informou Fernanda Tovar-Moll, diretora-presidente do Instituto D’Or de Pesquisas e Ensino.

Um pesquisador brasileiro residente no Canadá lembrou que é preciso começar a considerar urgentemente os impactos da Covid-19 no cérebro a longo prazo. A pandemia começou a poucos meses e trará consequências futuras.