Mais 83 mil profissionais de saúde estão com Covid-19 e 169 perderam a vida

Profissionais da linha de frente na batalha da covid-19 estão perdendo a vida diariamente.

PUBLICIDADE

O combate ao novo coronavírus tem na linha de frente muitos profissionais de saúde, que são considerados heróis da humanidade em meio à pandemia. Esses profissionais também estão sendo afetados pelo novo coronavírus.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, já foram feitos mais de 432 mil testes os agentes de saúde desde o dia 1 de maio, destes, mais de 83 mil deram positivo e 169 perderam a vida por conta da covid-19.

A maioria desses óbitos são dos profissionais de enfermagem, 42 deles são enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, 18 são médicos, 6 são farmacêuticos ou bioquímicos, 6 são nutricionistas, 5 cirurgiões dentistas, 2 fisioterapeutas e outros 2 são psicólogos ou psicanalistas. Os demais, 88, são profissionais de outras áreas da saúde que também estão na linha de frente.

Segundo a secretária do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, esse número divulgado pelo Ministério da Saúde não pode ser levado em conta, uma vez que de acordo com ela há 6 milhões de profissionais de saúde divididas em 14 categorias, desse total 1,2 milhão são somente da enfermagem. Além disso, há profissionais que não informaram a testagem.

“Na verdade, a gente está tendo mais notificação. Necessariamente, eu não posso afirmar que o número dobrou. Nós começamos a fazer o acompanhamento e aí passamos a receber mais notificações”, justificou a secretária do trabalho.

Mayra diz que as secretarias da pasta do ministério da Saúde estão praticamente implorando para as secretarias estaduais e municipais, para que sejam realizadas uma grande parte de testes para os profissionais de saúde.