Coronavírus ou rinite? Especialista explica como diferenciar as duas enfermidades

Com sintomas semelhantes ao de uma gripe, a Covid-19 também possui algumas manifestações parecidas com a da rinite.

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus tem mudado completamente a rotina do mundo inteiro. Com sintomas semelhantes a outras doenças, a maioria das pessoas possuem muitas dúvidas em relação à Covid-19. Além de ter um quadro semelhante ao de uma gripe, algumas manifestações também são parecidas com de uma rinite alérgica.

Com a chegada da estação de outono, as pessoas que sofrem com a rinite alérgica costuma sofrer com mais crises durante essa época do ano. Como a pandemia chegou no Brasil no mesmo período muitas pessoas tem ficado em dúvida se pode ser coronavírus ou crise de rinite. No entanto, os especialistas afirmam que é possível diferenciar as duas doenças.

Da mesma forma que a rinite alérgica, a doença provocada pela Covid-19 pode, em algumas situações ter sintomas como coriza e tosse. O especialista Alexandre Colombini afirmou que, especificamente nesta época do ano, em meio a uma pandemia, é comum que as pessoas possam confundir.

O médico explicou, que a rinite é um processo alérgico que é desencadeado por contatos com certas substâncias, como mofo, fungo, pólen, ácaro. Já a Covid é provocada por um vírus que ataca o organismo gerando um processo de infecção. A melhor maneira para se diferenciar é verificar o conjunto de sintomas.

“Na rinite alérgica, a gente vai ter sintomas clássicos de obstrução nasal, coriza, coceira, espirro, o olho coça, o ouvido coça, a garganta coça. Quando a gente pensa em uma infecção viral, como agora pensamos especificamente no COVID-19 ou até em uma influenza, no H1N1, a gente vai ter sintomas de febre, tosse, dor no corpo, indisposição, que são sintomas diferentes”, frisou o especialista.

Contudo, vale frisar que algumas pessoas que são infectadas pela Covid são assintomáticas. Por isso, é importante manter os cuidados com a higiene pessoal. Como algumas pessoas que contraem o coronavírus não manifestam nenhum sintoma, é preciso cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir e sempre fazer a higienização das mãos.

De acordo com o especialista, uma rinite que não é tratada da maneira certa pode facilitar o contágio pelo coronavírus, porém isso não é algo exclusivo da rinite alérgica, qualquer tipo de doença respiratória pode ser um facilitar para contrair Covid-19.