Após Bolsonaro incentivar invasão a hospitais, entidades reagem à barbaridade

O presidente da república disse aos apoiadores para entrarem nos hospitais e filmarem os leitos.

PUBLICIDADE

Várias entidades e também políticos reagiram nesta última sexta-feira (12), a uma fala de Jair Bolsonaro, que indiretamente incentiva pessoas a invadirem hospitais públicos e até mesmo os de campanha que estão atendendo pacientes com Covid-19 para filmarem os leitos e descobrirem se de fato há pessoas internadas ou se estão desocupados.

Através das redes sociais, Bolsonaro declarou: “Tem hospital de campanha perto de você, hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar. Muita gente está fazendo isso e mais gente tem que fazer para mostrar se os leitos estão ocupados ou não, se os gastos são compatíveis ou não. Isso nos ajuda“.

O Conselho Nacional de Saúde divulgou uma nota dizendo que a declaração do presidente agravará ainda mais a crise na saúde pública e que Bolsonaro demonstrou “total desprezo pela vida da população”.

Governadores do Nordeste divulgaram uma carta afirmando que a declaração do presidente deixa a todos chocados, pois contraria os protocolos médicos e pode colocar muitas vidas em risco.

O Consórcio do Nordeste, formado por 9 governadores, fez questão de enviar uma carta ao presidente dizendo que não é invadindo hospitais e perseguindo gestores que o país conseguirá vencer a pandemia do novo coronavírus.

Esses governadores ainda reclamaram das operações feitas recentemente pela Polícia Federal, que atingiram Wilson Witzel e também Helder Barbalho. Flávio Dino, governador do Maranhão, usou as redes sociais para também criticar o presidente, pelo incentivo às invasões a unidades de saúde.