Governo quer unir o Bolsa Família a auxílio de até R$600

Em reunião ministerial, ministro da Economia citou programa ‘Renda Brasil’, uma espécie de ‘novo Bolsa Família’.

PUBLICIDADE

O ministro da Economia no governo de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, disse no último dia 9 de junho que pretende reformular o programa Bolsa Família e criar o programa Renda Brasil, que incluiria os trabalhadores informais que hoje estão recebendo o auxílio emergencial de até 1.200 reais devido a pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, seria uma união dos dois programas.

Em uma reunião no ministério que contou com o presidente da República, o ministro não deu detalhes do novo programa que fará essa transferência de renda, porém, citou o trabalho do governo para iniciar tão logo terminar o pagamento do auxílio emergencial.

As pessoas que serão beneficiadas pelo novo programa também serão as que não vivem na miséria, porém, não tem uma condição financeira boa. Dessa forma, esse programa estimularia as pessoas a progredirem em suas vidas e assim terem uma melhor colocação no mercado de trabalho, com isso seria um complemento de renda.

Segundo deputados que foram ouvidos pelo jornal O Globo, o ministro estava bem otimista em relação ao novo programa, dizendo ainda que o país está superando a crise do desemprego melhor do que países de primeiro mundo, como os Estados Unidos, inclusive citando números.

Os ministros que estiveram presentes escutaram a defesa do ministro da Economia com relação a novos projetos que tem prioridade no governo atual. Sendo uma delas as medidas provisórias que estão em votação pelo Congresso, não deixando de citar também a retomada da economia e a necessidade de investimentos na infraestrutura.

Guedes falou por cerca de duas horas, além de explanar suas ideias e novas propostas de renda para os brasileiros, o ministro ouviu também perguntas dos parlamentares sobre os projetos que estão tramitando.