Cientistas descobrem nova forma de transmissão da Covid-19

Estudo foi realizada por universidade chinesa e divulgado em revista científica.

PUBLICIDADE

O novo coronavírus tem agitado centro de pesquisas e universidades de todo o mundo na busca pela cura definitiva da Covid-19, doença causada pelo vírus. Como o mundo está diante de algo novo, a cada hora as informações mudam. O uso de máscaras, por exemplo, era recomendado apenas para quem tivesse testado positivo, agora a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é para que todos usem.

A revista científica Jama Ophtamology publicou um estudo liderado pelo oftalmologista Ping Wu, do Yachang Central People’s Hospital, de Hubei, na China, mostra que o novo coronavírus pode ser transmitido por meio das lágrimas de pacientes infectados com a Covid-19.

A pesquisa analisou 38 pacientes internados. Em 28 deles, o novo coronavírus estava presente nas amostras nasofaríngeas. Este número representa 73,7% dos pacientes. Em dois pacientes (5,2% do número total) o vírus estava presenta nas amostras nasofaríngeas e também na conjuntiva, que é a membrana que forra o globo do olho e os une as pálpebras.

O estudo mostra ainda que a carga viral é pequena, mas suficiente para transmitir o coronavírus para outra pessoa. Ainda não há evidência científica do porque alguns pacientes apresentam o vírus nas lágrimas e outros não.

A pesquisa também mostrou que,  entre os 38 pacientes testados, 12 apresentaram sintomas oftalmológicos, como a conjuntivite. De acordo com o estudo, pacientes com quadro mais graves da Covid-19 têm mais chance de apresentar sintomas oftalmológicos em comparação àqueles que desenvolveram quadros leves ou médios.