Maju Coutinho anuncia que Brasil passou das 40 mil mortes por Covid-19: ‘vidas perdidas’

Jornalista atualizou dados durante o Jornal Hoje desta quinta-feira (11).

PUBLICIDADE

O Brasil é um dos países mais afetados pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e os números divulgados pela jornalista Maju Coutinho durante o Jornal Hoje desta quinta-feira (11) são tristes. Ao vivo no telejornal, a apresentadora divulgou dados do consórcio feito por diversos veículos de comunicação do Brasil com base nos dados das secretarias estaduais de Saúde.

A atualização feita às 13h (horário de Brasília) desta quinta mostra que o Brasil passou a marca de 40 mil mortes e chegou ao número de 40.276 óbitos em decorrência da Covid-19. O número de casos confirmados se aproxima de 800 mil (787.489).

O consórcio que faz a apuração dos dados é formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e UOL. O grupo foi criado na semana passada, quando o Ministério da Saúde começou a dificultar a divulgação dos casos de coronavírus. No site oficial, o Ministério da Saúde deixou e divulgar o número total de mortes, mas voltou a atrás.

Atualmente, o Brasil ocupa o terceiro lugar em número de mortes por Covid-19, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido. Em números totais de casos, o Brasil só perde para os norte-americanos. A situação é preocupante. Apenas o estado de São Paulo já registrou 10 mil mortes.

A Globo tem dedicado grande espaço de sua programação para falar sobre o coronavírus. Os jornais locais e o Jornal Hoje ganharam mais tempo do que antes da pandemia. O Jornal Nacional tem alcançado grande audiência com cobertura ampla sobre a pandemia.