Governo divulga quando vacina brasileira contra Covid-19 poderá estar disponível

O governo do estado de São Paulo divulgou a informação de que a vacina está sendo produzida.

PUBLICIDADE

Na manhã desta quinta-feira, 11 de junho, o governador do estado de São Paulo, João Doria, divulgou em suas redes sociais que o estado está produzindo uma vacina contra o novo coronavírus.

A vacina, segundo o governador, já teria passado por duas de três fases necessárias para que pudesse começar a ser distribuída para a população.

Após a divulgação sobre a produção da vacina em uma parceria do governo do estado de SP com o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech, foi divulgada a previsão de quando essa vacina poderá estar disponível para a população.

Segundo um comunicado, a vacina começará a ser testada em humanos em julho e, caso passe nos últimos testes, a expectativa é que a CoronaVac, como a vacina brasileira tem sido chamada, esteja disponível para ser produzida em grande escala no segundo semestre de 2021.

O governo do estado de São Paulo deve produzir vacinas em grande escala para a população até junho do ano que vem. A expectativa é que a pandemia mundial já esteja amenizada e, para isso, a medida necessária no momento é o isolamento social.

A expectativa é que a vacina do novo coronavírus esteja disponível no Sistema Único de Saúde, SUS, para que o vírus seja eliminado de uma vez por todas no Brasil e no mundo.

Os testes para que a vacina tenha sua eficácia comprovada contra Covid-19 são aprovados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que atualmente determina quais medidas são necessárias para reduzir o contágio do novo coronavírus. A única medida efetiva, até o momento, tem sido o isolamento de pessoas.