Brasil produz vacina contra coronavírus que passa em testes: ‘Dia histórico’

O governador do estado de São Paulo, João Doria publicou sobre a produção da vacina em sua rede social.

PUBLICIDADE

O governador do estado de São Paulo, João Dória, anunciou por meio de suas redes sociais, nesta quinta-feira, 11 de junho, que o estado está produzindo uma vacina contra o novo coronavírus. Segundo o que falou o governador, a vacina estaria em sua última fase de testes.

Hoje é um dia histórico para a ciência no Brasil e em São Paulo“, escreveu Doria, que em seguida ressaltou que a vacina estaria sendo produzida junto ao Instituto Butantan.

Olá, eu estou aqui no Instituto Butantan, em São Paulo. Hoje, daqui a pouco, às 12h30, pela TV Cultura e pelas redes sociais: um anúncio histórico, o acordo feito pelo Instituto Butantan com um laboratório chinês e a terceira fase de testes, que é a última fase para a vacina contra o coronavírus“, disse o governador de SP.

Logo após a publicação, internautas compartilharam muito a publicação do governador de São Paulo. A notícia anima os brasileiros, que vivem um dos piores cenários da pandemia mundial.

O anúncio de Doria foi feito ao lado do cientista Dimas Covas. Contudo, o Brasil pode se tornar um dos países pioneiros a produzir uma vacina contra o novo coronavírus.

otwitter.com/jdoriajr/status/1271064512003821568

O vírus que causa a doença Covid-19 é extremamente contagioso e, no Brasil, mais de 700 mil casos já foram registrados. No momento, os estados adotam medidas de isolamento social para que menos casos da Covid-19 sejam registrados diariamente no Brasil

Por mais que tenha anunciado que a vacina estaria em sua última fase de testes, João Doria não deu previsões sobre quando o produto poderia estar disponível para a população.

Brasil pode ser pioneiro

A vacina produzida no estado de São Paulo, segundo João Doria, é uma das que estão em fase mais avançada em todo o mundo.

Nenhuma vacina foi produzida para a população até o momento e, com o avanço da vacina brasileira, o Brasil pode se tornar pioneiro na questão.

Testes que a vacina passou

Doria anunciou que a vacina está em sua última fase de testes. A ordem é que a vacina da Covid-19, primeiramente, seja testada em um grupo de voluntários sadios, avaliando a eficácia dentro do sistema imunitário comum, sendo esta a primeira fase.

A segunda fase consiste em centenas de voluntários escolhidos de formas aleatórias, incluindo alguns integrantes dos grupos de risco. Segundo Doria, a vacina já passou da primeira e da segunda fase de testes.

A terceira e última fase, a qual a vacina brasileira está passando, é quando o produto tem que ser testado em milhares de pessoas para avaliar sua eficácia em condições naturais da presença da doença. Portanto a vacina brasileira estaria próxima de ser produzida para toda população