Boa notícia! Saque emergencial de até R$ 1.045 do FGTS será disponibilizado a partir de segunda-feira

Qualquer pessoa que tenha saldo de conta ativa ou inativa do FGTS poderá retirar esse valor.

PUBLICIDADE

Uma boa notícia aos trabalhadores que tem contas ativas e inativas no FGTS. Nesta segunda-feira (15) as pessoas que tem contas ativas ou inativas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço poderão efetuar saques do programa emergencial por conta da pandemia do novo coronavírus.

O pagamento será realizado pela Caixa Econômica Federal para quem teve perda de renda durante a pandemia. Será disponibilizado um saque de até R$ 1.045 de contas ativas ou inativas do fundo, dependendo é claro de quanto o trabalhador tiver depositado em conta. Esse valor pode ser retirado até o dia 31 de dezembro.

Inicialmente esse valor será disponibilizado em uma conta social para que as pessoas possam pagar contas ou ainda fazer compras na modalidade de débito. O saque em dinheiro em espécie ficará disponível após um prazo, que levará em conta a data de aniversário do contribuinte.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, essa organização visa evitar filas e aglomerações em agências bancárias, além é claro de estimular pessoas a utilizarem o dinheiro que for disponibilizado na conta social.

“Faremos o pagamento do FGTS no mesmo sistema do auxílio, com primeiro o depósito e, depois, o saque em espécie, o que permite diminuição das filas”, conclui o presidente da CEF.

Saque-aniversário

Esse pagamento não é o mesmo que o saque-aniversário, no qual o trabalhador pode regirar uma parcela do FGTS no mês de seu aniversário, porém ele perderá o direito ao fundo de garantia caso ele tenha sido demitido sem justa causa por seu trabalhador. Porém, caso o trabalhador volte atrás, somente volta o direito dois anos após ter realizado o saque-aniversário.