Lembra dela? Considerada feia no passado, Susan Boyle está milionária e irreconhecível aos 59 anos

Susan Boyle acabou com o preconceito de muita gente ao cantar no reality Britain’s Got Talent em 2009 e virar um fenômeno da música.

PUBLICIDADE

Em 2009, o mundo conheceu Susan Boyle, uma desempregada da cidade de West Lothian, na Escócia, que sonhava em cantar profissionalmente. Com linguajar interiorano, roupas simples, cabelos grisalhos e desajeitados, Susan foi menosprezada pelos jurados, que demonstravam, pelo olhar e fisionomia, que não acreditavam que ela fosse fazer uma boa apresentação no reality Britain´s Got Talent.

Na entrevista concedida antes da apresentação, Susan revelou que vivia sozinha com seu gato e que jamais havia se casado ou dado um beijo. Na época, ela tinha 47 anos. Quando disse aos jurados que queria ser uma cantora profissional e que se inspirava na cantora Elaine Paige, a plateia sorriu. Até mesmo o produtor Simon Cowell fez uma fisionomia de desaprovação.

Isso até que Susan abrisse a boca para cantar I Dreamed a Dream, do consagrado musical, Los Miserables. A partir daquele momento, Susan se tornou mais do que uma participante de um reality musical, mas sim o símbolo de superação que muitos buscavam para ignorar os rótulos e seguirem seus planos.

Hoje, onze anos após sua apresentação, o vídeo de sua audição, com toda a plateia e jurados a aplaudindo de pé, é amplamente divulgado na internet; além de aparecer em palestras motivacionais e cursos de desenvolvimento pessoal. Susan não venceu reality, embora tenha terminado em segundo lugar, mas gravou seu álbum, vendeu milhões de cópias e virou milionária.

Susan sobreviveu a um parto difícil quando sua mãe tinha 47 anos. Isso gerou sequelas mentais e dificuldade de aprendizado na escola, o que a tornou uma vítima do bullying dos colegas. Durante as semanas em que participou do Britain´s Got Talent, ela confessou que pensou em tirar sua vida aos 17 anos, por não suportar mais tanta humilhação.

O primeiro álbum de Susan vendeu incríveis 10 milhões de cópias, tornando-se um fenômeno da música no Reino Unido. O álbum foi o mais bem-sucedido de todo o Reino Unido desde 1991. O segundo álbum, lançado em dezembro de 2010, vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.

Embora as vendas tenham diminuído nos últimos anos, até por conta da mudança do mercado musical, onde é mais comum as pessoas adquirirem álbuns e canções avulsas em formato digital do que o CD, Susan conseguiu boas marcas com os álbuns lançados entre 2011 e 2016, vendendo mais quase 6 milhões somando todos eles.

Em 2019 Susan aceitou o convite de voltar ao palco do Britain´s Got Talent, mesmo reality que a revelou, cantando a mesma canção daquele dia, I Dreamed a Dream. Ela foi ovacionada por todos. Com novo visual, aparentando ser muito mais jovem e trajando roupas caras e elegantes, Susan quase não lembrava a senhora simples que sonhou um sonho em 2009.

Em setembro de 2019, foi anunciado que Susan estava preparando uma turnê pelo Reino Unido. Ela divulgou seu novo projeto na internet, mas em 2020 precisou de uma pausa forçada, devido a pandemia do coronavírus.

Susan procura manter uma vida bem discreta e distante da mídia. Em 2019 declarou ao jornal The Sun que ainda vive na casa simples que herdou dos pais. Susan vivia sozinha com a mãe de 91 anos, que era sua maior incentivadora para participar do reality musical e que faleceu em 2007, menos de dois anos antes da audição que mudou a vida de Boyle.

Susan disse gostar da casa que herdou, pois está cheia de boas lembranças, além de afirmar que sente a presença da mãe no local. Também salientou que lá ela pode sair e falar com vizinhos, bem como utiliza um ônibus se for necessário, e que não tinha porque mudar, pois aquilo faz parte de quem ela é.

Na mesma época, ela salientou que queria comemorar os dez anos de carreira com um bom álbum e que o dinheiro não a importava, pois ela só queria entreter as pessoas.