Mulher com coronavírus tem prisão domiciliar decretada por ameaçar infectar outras pessoas

A família só poderá sair da residência caso aconteça algo muito grave; eles ficarão ‘presos’ por duas semanas.

PUBLICIDADE

Em São João do Sul, em Santa Catarina, a Justiça determinou que uma mulher com coronavírus deverá cumprir prisão domiciliar juntamente com os familiares. O fato se deu no final de maio, mas veio à tona somente esta semana.

De acordo com o Ministério Público do estado, quando a mulher foi informada de que estava infectada pela Covid-19, ela não aceitou seguir as orientações da vigilância sanitária, além de ficar dizendo que se pudesse, transmitiria o vírus para toda cidade.

São João do Sul, que fica mais ao sul de Santa Catarina, tem apenas 7 mil habitantes e a notícia logo viralizou na cidade. Os moradores ficaram apavorados e muitos se dirigiram ao órgão de saúde municipal para denunciar a mulher.

O Ministério Público de Santa Catarina tomou conhecimento de que a cidadã infectada, além de seus familiares, estavam circulando pela cidade normalmente, ao invés de ficarem em casa, isolados.

O MPSC se manifestou sobre o caso e a Justiça determinou que a mulher, juntamente com o marido e o filho, deveria cumprir prisão domiciliar. Os três foram obrigados a ficarem em casa pelo período de 14 dias e só poderiam sair em caso de emergência médica.

Se desobedecerem a determinação, a situação agravaria para a família. A alimentação deles passou a ser fornecida pela prefeitura, que entregava tudo na residência para que não precisassem sair para nada.

Muitos moradores da pequena cidade acharam um absurdo, alegando que a família estava descumprindo a lei e ainda ganharam refeições para ficarem em casa.