Segunda onda do coronavírus atinge o Brasil e algumas regiões registram salto de infecções

Enquanto as capitais vão conseguindo controlar a pandemia, no interior a doença avança rapidamente.

PUBLICIDADE

Várias cidades pelo interior do Brasil reabriram suas atividades econômicas e agora estão registrando um rápido aumento no número de infecções e também de mortes pelo novo coronavírus.

Uma segunda onda da pandemia já atinge várias cidades e especialista alertam que a causa é a maior circulação de pessoas. O vírus teria migrado das capitais para o interior e acabou encontrando a população nas ruas, o que tem facilitado o contágio.

Quando essa pandemia começou no Brasil, as cidades do interior decretaram o isolamento social, mesmo aquelas onde não foram registrados nenhum casos a princípio e isso fez com que elas pudessem manter a Covid-19 controlada, mas esse cenário vem mudando rapidamente.

Suzana Margareth Lobo, que é presidente da Amib – Associação de Medicina Intensiva Brasileira, informou que isto que tem se visto é chamado de interiorização da Covid-19.

Em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, foi preciso abrir novos leitos porque o hospital tem registrado uma crescente demanda de municípios vizinhos que estão retomando suas atividades econômicas e registrando novos casos de infectados.

Em Uberlândia, Minas Gerais, a economia começou a ser reaberta ainda no final de abriu e no mês seguinte houve um salto de 72% no número de casos confirmados. Também foi constatado um aumento de 55% em mortes decorrentes da Covid-19.

A reabertura da economia teve um efeito evidente. Houve casos de colaboradores de uma empresa que voltaram ao trabalho e acabaram infectados todos ao mesmo tempo“, explicou Natália Madureira que é médica em Uberlândia, em uma unidade básica de saúde onde milhares de pessoas são atendidas.