Por que o plantão da Globo é algo tão aterrorizante para muitos? Motivo pode ser simples

Os plantões de notícias urgentes da Globo costumam assustar muitas pessoas.

PUBLICIDADE

Provavelmente, você já tomou um grande susto ao escutar as vinhetas de plantão da Rede Globo. Inclusive, antigamente quando a aquela musiquinha tocava, quem estava assistindo já pensava que seria o comunicado da morte de alguma pessoa importante na mídia ou mesmo algum acontecimento gravíssimo no país.

O fato é que os plantões de notícias urgentes da emissora carioca, antes somente surgiam de maneira esporádica e extraordinária. Contudo, em meio à pandemia do novo coronavírus vem se tornando algo corriqueiro na vida dos telespectadores. Isso ocorreu após a mudança do governo federal em divulgar os dados relativos a Covid-19 no país.

Os dados começaram a ser noticiados através do plantão, já que não era possível atualizar o público através do Jornal Nacional devido às mudanças. Mesmo sendo algo mais frequente, a vinheta do plantão ainda continua sendo alo aterrorizante para os telespectadores. E essa percepção de medo pode ser explicada.

A memória que as pessoas têm relacionadas a plantões passados e o tom da trilha sonora pode explicar essa percepção. A emissora começou a ter plantões em sua programação, fora dos telejornais, nos anos 80. Naquela época, um selo do jornal mais próximo do horário surgia na tela.

A vinheta nos moldes atuais, foi criada no ano de 1991. Na ocasião, a Globo realizou um concurso interno para que fosse apresentada alguma música marcante por um dos funcionários. Isso quer dizer, que a emissora já fez a encomenda com o intuito de ter uma trilha sonora que realmente fosse chamativa e passasse para o público a sensação de alarmismo.

O grande vencedor do concurso foi o músico João Nabuco, ele estava trabalhando há pouco tempo na emissora. O instrumental criado continua o mesmo, o que mudou ao longo dos anos foi animação que acompanha a vinheta. O músico acredita que a trilha sonora e a animação que acompanha o plantão não tenha um peso grande na atmosfera de terror provocada até hoje nas pessoas. Segundo João Nabuco, a verdade é que as pessoas ao se depararem com a vinheta já imaginam que vão receber uma terrível notícia, considerando todo histórico anterior dos plantões.