Vocalista de banda pop morre após longa batalha contra o câncer

A morte do cantor foi anunciada pela própria família nas redes sociais.

PUBLICIDADE

O mundo da música está de luto após a morte de Pau Donés, vocalista da banda Jarabe de Palo, morreu nesta terça-feira (9), segundo informações da família do artista. O cantor lutava contra o câncer desde 2015.

O cantor morreu aos 53 anos na cidade de Barcelona. Nas redes sociais, a família do cantor pediu privacidade neste momento difícil. “Pedimos o máximo respeito e intimidade nesses tempos difíceis”, disse a família.  

Donés nunca escondeu sua doença, ele falou abertamente sobre sua luta contra ela e participou de vários shows de caridade para pesquisas sobre o câncer, antes e depois de se aposentar do palco, em janeiro de 2019. 

A morte do cantor, nascido em Huesca, mas criado em Barcelona, foi anunciado no momento em que a banda Jarabe de Palo estava prestes a lançar seu décimo quarto álbum intitulado Tragas o Escupes, do qual ele lançara um teaser no final de maio. Nesta filmagem, Donés parecia visivelmente mais magro. 

Jarabe de Palo havia anunciado no início de abril um retorno aos palcos após mais de um ano de paralisação devido ao câncer do vocalista.  O recomeço da atividade musical foi divulgado através de um vídeo em que o artista acompanhado por seu violão cantando em uma varanda ensolarada em Barcelona. “ Volto porque a música na minha cabeça voltou. Volto porque pisar no palco é tudo que penso”, diz a música tocada naquele vídeo por Donés. 

O câncer de Donés obrigou o grupo a cancelar shows em 2015. Embora no ano seguinte eles anunciassem que haviam se recuperado, o tumor ressurgiu no início de 2017, o que não impediu o grupo pop espanhol de lançar o álbum de compilação 50 Sticks, com uma música inédita uma turnê internacional que terminou em dezembro de 2018. 

Enfraquecido pelo câncer, Donés interrompeu sua carreira de mais de 20 anos em janeiro de 2019 e desapareceu da vida pública e das mídias sociais, até seu retorno em abril passado.  Essa pausa de mais de um ano o interrompeu apenas em dois shows de caridade em dezembro passado, em Barcelona, com os quais ele arrecadou 250 mil euros para o serviço de oncologia de um hospital da cidade. 

Músicos como Alejandro Sanz e outras personalidades expressaram suas condolências após a morte do artista.
Jarabe de Palo foi um dos grupos mais populares da década de 90. Músicas como La Flaca foi um grande sucesso por toda a América Latina.