Físico confirma: ‘A Floresta Amazônica tem milhares de vírus como este, escondidos’

O mundo pode não estar passando apenas por uma pandemia de coronavírus extraordinária e atípica.

PUBLICIDADE

A pandemia de coronavírus pode ser apenas o começo de novas doenças. É o que acredita o físico Paulo Artaxo. Ele conversou com a jornalista Miriam Leitão, do jornal carioca O Globo. No papo com ela, não apenas está em evidência o coronavírus, mas como a relação entre o homem e a natureza pode trazer novas catástrofes.

De acordo com ele, “a Floresta Amazônica tem milhares de vírus como este, escondidos” e eles podem ser muito perigosos. “Se nós o desequilibramos com o desmatamento, a chance de eles se propagarem aumenta muito. As regiões devastadas precisam ser utilizadas com maior eficiência”, declara.

Os dados alarmantes do coronavírus no Brasil e no exterior

Infelizmente, a pandemia de coronavírus ainda não chegou ao fim. No mundo, já são 7,1 milhões de casos confirmados da doença. O número de mortos ultrapassa 407 mil, maior que a população da maioria dos municípios do país.

O país com o maior número de casos e de mortos são os Estados Unidos. Por lá, são mais de 2 milhões de casos confirmados da doença. Ou seja, quase 1% da população do país testou positivo para a Covid-19.

Por lá, os falecimentos também impressionam. São mais de 112 mil pessoas que perderam a vida. Ainda assim, ocorrem muitos protestos pelo país governado pelo presidente Donald Trump. O segundo país com mais casos é o Brasil, que é o terceiro em número de mortos. O país tem quase 700 mil casos confirmados da doença, cerca de 200 mil a mais que o Reino Unido, que é o que aparece na terceira colocação em casos confirmados. Por aqui são 37 mil mortos.