Bolsonaro teria ordenado que o número de mortos por Covid-19 ficasse abaixo de 1000 por dia

Ministério da Saúde teria feito malabarismo para manipular os dados a pedido do presidente.

PUBLICIDADE

O coronavírus têm sido uma das principais notícias divulgadas no mundo. Mas o governo brasileiro estaria mascarando o número de mortes pela doença. segundo informações do Estadão, que aponta que o presidente Jair Bolsonaro teria ordenado a manipulação de dados para que o número de mortos ficasse abaixo de 1000 por dia.

O Ministério da Saúde teria precisado fazer um malabarismo para que o suposto pedido do presidente fosse atendido. De acordo com o Estadão, o números apontam apenas quantas pessoas morreram nas últimas 24 horas, excluindo do balanço quem morreu outro dia e apenas agora foi constatada a causa da morte pelo coronavírus. Antes disso, esse grupo era lançado junto, então as pessoas que haviam falecido antes só eram contabilizadas quando o resultado do teste chegava.

As informações do Estadão apontam que essa é a tentativa do presidente de mostrar para a população e para a imprensa que não está acontecendo um aumento gradativo no número de mortos em um dia, segundo o Governo, nunca houve a quantidade de mortos acima de mil. O que acontecia era a contabilização de mortos de períodos anteriores.

Números da Covid-19 no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (8), que “corrigiu duplicações” na contabilização dos números corretos do boletim de Covid-19 de domingo (7) são. Segundo esse ançuncio, o Brasil é o segundo país com maior número de pessoas contaminadas, são cerca de 691.758, somando os 18.912 casos confirmados.

Ainda, o total de novos óbitos são de 525, chegando a 36.455 em todo o país desde o início da pandemia. O Brasil é o segundo no ranking mundial de contaminados e o terceiro em número de mortes por Covid-19.