Brasil esconde a verdade sobre mortes pelo coronavírus e é criticado no exterior

O governo decidiu mudar a forma como os dados sobre a pandemia são divulgados e passou a ser criticado.

PUBLICIDADE

O governo brasileiro resolveu mudar a forma como são divulgados os dados da pandemia do novo coronavírus e isso teve uma repercussão negativa, inclusive na imprensa internacional que tem feito duras críticas ao Brasil por esta atitude.

Bolsonaro esconde número de mortes e total de casos por coronavírus no Brasil“, é o título de um artigo publicado no jornal britânico The Guardian.

A reportagem diz que a iniciativa de Jair Bolsonaro foi considerada como sendo um ‘movimento extraordinário que os críticos chamam de tentativa de esconder o verdadeiro número de vítimas da doença’.

Neste último domingo (07), a versão eletrônica do jornal lembrou que tal decisão veio após especialistas dizerem que as estatísticas do Brasil sobre a Covid-19 são ‘terrivelmente deficientes’, acusando ainda de que manipulação nos dados divulgados, o que pode fazer com que nunca seja possível saber realmente como foi a pandemia em terras brasileiras.

O Guardian publicou uma nova matéria com o título ‘Brasil deixa de divulgar número de mortos por Covid-19 e apaga dados do site oficial’.

O repórter fez questão de ressaltar que Bolsonaro até já foi acusado de ‘totalitarismo e censura’ por ocultar os dados verdadeiros sobre a pandemia do novo coronavírus.

O britânico Financial Times trouxe a seguinte manchete: “Brasil acusado de ocultar dados sobre crise de coronavírus”. A matéria descreveu o presidente Jair Bolsonaro como sendo de extrema direita e que ele é ‘acusado de subestimar a gravidade do surto’.

Nos Estados Unidos, o The Washington Post também criticou Bolsonaro e trouxe a manchete: ‘À medida que as mortes por coronavírus no Brasil aumentam, Bolsonaro limita a divulgação de dados‘.

O jornal, que é um dos mais influentes no mundo, disse que a retirada dos dados sobre a pandemia resultou em muitas críticas ao presidente brasileiro.