4 vírus mortais e sem vacinas para proteger a humanidade

O ideal é se prevenir, pois até hoje não descobriram uma forma de imunizar as pessoas contra esses quatro vírus.

PUBLICIDADE

O mundo está correndo contra o tempo para tentar descobrir uma vacina capaz de oferecer imunidade contra o novo coronavírus, inclusive, alguns estudos estão bastante avançados. Porém, existem pelo menos quatro vírus mortais que até hoje continuam aterrorizando a humanidade, já que não há vacina contra eles.

HIV: há 30 anos, os cientistas conseguiram isolar o vírus que causa a Aids (Síndrome da Imunodeficiência adquirida), mas até hoje não descobriram uma vacina que ofereça proteção contra ele. Segundo a OMS, esse vírus já matou mais de 32 milhões de pessoas e continua fazendo novas vítimas.

Há novos métodos de prevenção de contágio e também tratamentos capazes de reduzir sua letalidade, porém, o melhor a ser feito ainda é se prevenir, principalmente usando preservativo durante as relações.

Gripe Aviária: esses vírus são transmitidos entre as aves, mas muitas vezes acabam infectando os humanos, principalmente através das fezes desses animais. Desde o final da década de 90 que o mundo vem lidando com esse problema e ainda não foi descoberta uma vacina que resolva o problema.

SARS: Os SARS-CoV é um tipo de coronavírus e foi descoberto em 2003, tendo feito muitas vítimas até hoje. Os primeiros contágios aconteceram na província chinesa de Guangzhou e esse vírus causa uma síndrome respiratória aguda grave, tendo se espalhado por vários países.

O SARS é transmitido pelo contato humano e até hoje os cientistas estudam uma forma de conseguir imunizar as pessoas contra esse vírus, mas ainda não descobriram como isso pode ser feito.

MERS-CoV: é um outro tipo de coronavírus, descoberto em 2012 e que tem alta taxa de letalidade. Surgiu primeiramente na Arábia Saudita e logo se espalhou pelo mundo. É transmitido principalmente de animais para pessoas e é rara a disseminação de humano para humano.