Cientistas correm contra o tempo para conseguirem prever qual será a próxima pandemia

O grande desafio é conseguir saber qual e quando será o próximo problema da humanidade.

PUBLICIDADE

Cientistas disseram que criamos ‘uma tempestade perfeita’ para que as mais diversas doenças oriundas da vida selvagem cheguem até os humanos e rapidamente se espalhem para o mundo todo, então não dá para ficar de braços cruzados esperando a próxima pandemia chegar para ver o que será feito.

Especialistas em saúde global estão estudando como e onde estas novas doenças irão surgir para tentarem encontrar uma solução antes mesmo que o problema se espalhe, assim como tem acontecido com o novo coronavírus.

Foi criado um sistema de reconhecimento de padrões que tentará prever quais são as doenças da vida selvagem que oferecem riscos à humanidade.

Cientistas da Universidade de Liverpool estão à frente deste projeto no Reino Unido, mas este é um esforço global porque o problema diz respeito a todo planeta.

O professor Matthew Baylis deu uma entrevista à BBC News e revelou: “Nos últimos 20 anos, tivemos seis ameaças significativas: Sars, Mers, Ebola, gripe aviária e gripe suína“.

Porém, ele lembrou que a sexta ameaça acabou pegando o mundo de surpresa e esta certamente não será a última pandemia, por isso as doenças em animais selvagens precisam ser acompanhadas bem de perto.

A equipe da qual Baylis faz parte desenvolveu um sistema capaz de reconhecer padrões que podem analisar um imenso banco de dados onde estão todas as doenças da vida selvagem já conhecidas.

São milhares de bactérias, vírus e parasitas conhecidos pela ciência, assim é possível saber se algo realmente representa ameaça ao ser humano.