Coronavírus no Brasil já matou mais que a gripe espanhola no país, são mais de 35 mil óbitos

A pandemia continua avançando por todo o país, fazendo vítimas fatais e deixando milhares de famílias em luto.

PUBLICIDADE

O Brasil tem oficialmente 35.026 mortes decorrentes do novo coronavírus e os óbitos continuam aumentando dia após dia, só nas últimas 24 horas foram mais de 1.005 casos registrados. Hoje, o Brasil já tem mais mortes pela Covid-19 do que pela gripe espanhola, que por aqui deixou 35 mil mortos.

Há cerca de 100 anos o país enfrentava a gripe espanhola e mesmo sem tantos recursos como hoje, foram registrados menos óbitos do que está sendo com o novo coronavírus.

Hoje, o presidente Jair Bolsonaro minimiza a pandemia, mas em 1918 o sanitarista Carlos Seidl, que era o responsável pela saúde pública no Brasil, também dizia que a gripe espanhola era ‘só mais um resfriado’ e como o caso não recebeu a devida importância, milhares de famílias ficaram em luto, assim como está acontecendo agora.

O número de mortos pela gripe espanhola são incertos, primeiramente porque acontecia a Primeira Guerra e também pelo fato de que a censura em vários países impedia a contagem correta das vítimas fatais.

O Brasil, que hoje tem uma população de 200 milhões, já registrou oficialmente 35.026 óbitos pela Covid-19 e estima-se que a doença continuará matando por tempo indeterminado, pois ainda não há uma vacina capaz de oferecer imunidade contra esse vírus.

A gripe espanhola chegou por aqui em setembro de 1918 através dos navios, quando centenas de marinheiros vieram a óbito. Na época, a gripe espanhola infectou a todos, desde as pessoas mais simples, até políticos e médicos. Carlos Seidl achava que o isolamento seria um atraso para o país e com isso a pandemia ganhou força.

O futuro do Brasil em relação à Covid-19 é incerto, pois o país está registrando números recordes de mortes pela doença, mesmo assim começou a liberar a retomada do comércio e demais setores para tentar recuperar a economia. Especialistas acompanham todo esse movimento com grande preocupação.