Morcegos na China têm ‘centenas’ de novos coronavírus

Essa descoberta mostrou que há uma ‘enorme diversidade’ desse vírus na natureza.

PUBLICIDADE

Enquanto o mundo segue preocupado com a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, um possível irmão SARS-CoV-3 pode estar neste exato momento escondido e se preparando para promover um novo ataque.

Em alguns morcegos da China foram encontrados através de uma análise genética, algumas centenas de novos coronavírus. Isto mostra que esse vírus tem um poder enorme de transmissão entre espécies e também aponta a mais provável origem do SARS-CoV-2.

Carlos Zambrana, um ecólogo boliviano, explicou: “Há uma enorme diversidade natural destes coronavírus“.

Zambrana faz parte de uma organização internacional que tem sede em Nova York, Estados Unidos, que se dedica à investigação de doenças emergentes que ameaçam o ser humano e que surgem principalmente da fauna selvagem.

A equipe tem contado com a colaboração do Instituto de Virologia de Wuhan, na China e chegou a analisar mais de mil sequências genéticas de coronavírus que foram localizados em morcegos.

Ficou confirmado que o sudoeste da China é um verdadeiro centro de diversificação para esses vírus. Lá, há uma quantidade enorme de espécies de morcegos e cada uma tem seus próprios vírus.

Há um outro problema ainda, que é o fato de haver um contato constante entre animais e pessoas por lá, sendo que muitos até comem esses morcegos.

É muito provável que vejamos novas pandemias no futuro“, afirmou Zambrana. Os cientistas estão correndo contra o tempo não só para descobrirem uma vacina que possa imunizar a humanidade contra a Covid-19, mas também tentam encontrar uma forma de impedir que outras pandemias surjam e tragam resultados ainda mais devastadores.