Vacina contra o coronavírus está prevista para o mês de setembro

O mundo inteiro espera ansioso pelo momento em que uma vacina seja capaz de garantir imunidade contra a Covid-19.

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (05), a AstraZeneca revelou que a expectativa é de que até o próximo mês de setembro já tenha resultados mostrando a eficácia da vacina contra o novo coronavírus. O grupo farmacêutico britânico segue trabalhando em parceria com a Universidade de Oxford para tentar disponibilizar o medicamento o quanto antes.

Em setembro devemos saber se temos ou não uma vacina eficaz“, foi o que informou Pascal Soriot, diretor executivo da AstraZeneca durante uma entrevista à BBC.

A Universidade de Oxford tem seu projeto financiado pelo governo britânico e já se associou ao grupo farmacêutico para garantir não só a fabricação, como também a distribuição da vacina em todo o mundo.

No final do mês de abril foram iniciados os ensaios clínicos em humanos no Reino Unido e agora em junho deve ser aqui no Brasil, que passou a ser o epicentro da epidemia segundo Soriot.

E para ganhar tempo ficou decidido que a produção começaria antes mesmo dos resultados. Soriot disse que a produção da vacina começou agora para que esteja pronta para ser distribuída quando os resultados forem divulgados.

Mas esta estratégia traz um enorme risco financeiro, porém é a única forma de ter uma vacina disponível em tempo hábil.

A AstraZeneca já assinou vários acordos para formar uma rede de distribuição, inclusive com o Instituto Serum da Índia, com previsão de entregar cerca de 1 bilhão de doses aos países de baixa e média renda.

O grupo também já firmou acordo de 750 milhões de dólares com a CEPI e a GAVI, que são organizações internacionais especializadas, para que seja produzido e distribuído 300 milhões de doses.