Lembra dele? Zé Pequeno, do filme Cidade de Deus, existiu e não era ruim como no filme

O filme contava a história sobre o início da guerra do tráfico e uma briga feia entre Zé Pequeno e Mané Galinha na Cidade de Deus.

PUBLICIDADE

Em meio a pandemia do novo coronavírus no mundo, uma boa alternativa para passar o tempo são os filmes e séries nacionais. Dentre as opções está Cidade de Deus, que foi lançado em 2002, e teve grande repercussão em todo o território brasileiro.

Cidade de Deus

Até os dias de hoje, Cidade de Deus ainda é um filme que chama bastante a atenção e consegue contar com grande apelo do público. Com aprovação de mais de 90% dos espectadores, a trama tem mais de duas horas de duração e recebeu quatro indicações ao Oscar nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia.

Os dois protagonistas da trama eram José Eduardo Barreto Conceição, mais conhecido como Zé Pequeno, e Manoel Machado, mais conhecido como Mané Galinha, que disputavam o controle da favela Cidade de Deus. Muitas pessoas morreram em meio a briga dos rivais, no entanto, outros fatos apresentados no filme não eram verdade.

O Zé Pequeno da vida real

O filme teve grande sucesso, mas foi baseado no livro de Paulo Lins e contou algumas histórias que não aconteceram de fato como foram apresentadas. Em Cidade de Deus, a mãe de Zé Pequeno trabalhava como prostituta e, apesar de estar envolvida em outras coisas pesadas, ela negou que isso tenha acontecido na vida real.

Em um de seus maiores assaltos, ocorrido em um Motel, Zé Pequeno teria assassinado várias pessoas. O ocorrido é verdadeiro, no entanto, Zé Pequeno não foi o verdadeiro autor do feito e isso foi apenas uma forma de tornar o personagem ainda mais temido.

Outra situação apresentada no filme foi uma cena em que Zé Pequeno faz com que uma criança optasse por ser baleada no pé ou na mão. Essa é outra história que não corresponde com a realidade, uma vez que o criminoso na vida real não machucava as crianças e também era proibido o uso de drogas na frente das crianças em sua favela.

E você leitor, já sabia da verdadeira história do temido Zé Pequeno? Qual outro filme nacional foi marcante para você? Deixe sua opinião nos comentários.