Especialistas explicam o porquê coronavírus provoca perda excessiva de peso

Especialistas afirmam que emagrecer durante o enfrentamento da doença está dentro do esperado.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas que estão lutado contra o coronavírus tiveram uma perda drástica de peso. Mas como explicar um emagrecimento tão severo em pouco tempo? Um caso específico acabou repercutindo em todo o mundo. O enfermeiro americano Mike Schultz, de 43 anos de idade, perdeu 22 quilos durante o tempo em que ficou no hospital. O antes e depois do profissional de saúde surpreendeu a todos. 

Coronavírus pode fazer paciente emagrecer bastante

Mas como explicar isso? Em entrevista ao portal de notícias R7, em matéria publicada nesta sexta-feira, 5 de junho, Raquel Muarrek, infectologista da Rede D’Or, disse que um pouco de emagrecimento é normal e esperado. Ela explica que, no geral, existe uma expectativa de perda de 10% da massa corporal de uma pessoa que está com a doença. 

Mas isso é a média, algumas pessoas terão mais perda e outras menos. Isso significa que uma pessoa saudável que tinha 80 quilos, após o coronavírus, tem uma expectativa de ficar com 72 quilos. Depois, é claro, com o tempo, essa massa corporal vai sendo recuperada. A infectologista explica que isso acontece pelo gasto metabólico do corpo.

Como o corpo está lutando contra uma doença, ele acaba tendo que trabalhar mais. “Em toda infecção você tem uma perda de apetite que pode ser acentuada pelo uso de antibiótico”, disse a médica ao falar sobre o tema. 

A infectologista que a grande preocupação é quando ocorre uma perda maior que os 10%. Nesses casos, a pessoa pode ter graves perdas nutricionais e ter outras doenças. Com isso, precisa ser acompanhada por um nutricionista.