Coronavírus: estudo sugere que doença não é respiratória e expõe motivo

Alguns dos novos sintomas percebidos pelos especialistas têm ligação com problemas vasculares.

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus tem interrompidos muitas vidas no mundo inteiro. Desde que começou na China no final de 2019, a doença se espalhou pelo planeta e vem crescendo vertiginosamente no Brasil. O número de mortos sobe a cada dia no país, deixando várias famílias de luto.

O novo coronavírus ainda é cercado de muitos mistérios e por isso os cientistas continuam estudando o perfil da enfermidade. Apesar de ter sido nomeado como um vírus respiratório, inclusive a sigla Sars-Cov-2, é uma referencia à síndrome respiratória aguda grave, alguns estudiosos acreditam que o vírus, na verdade, ataca os vasos sanguíneos e os problemas respiratórios seriam uma consequência.

Alguns dos novos sintomas que foram percebidos pelos pesquisadores são o entupimento de artérias, inchaço cerebral, infartos, AVC – Acidente Vascular Cerebral e problemas relacionados ao coração. O aparecimento de coágulos de sangue também se tornou algo comum. Nos Estados Unidos existe uma estimativa de 40% dos pacientes estejam desenvolvendo o problema.

Algumas unidades hospitalares já estão fazendo uso de medicação anticoagulante como parte do protocolo de tratamento para pacientes com Covid-19. Esse tipo de sintoma não foi registrado em outros coronavírus com o Mers e o Sars. Os relatos foram feitos pelos cientistas do Hospital Universitário de Zurique.

Os pesquisadores fizeram análise de alguns pacientes que testaram positivo para o coronavírus e também de indivíduos que não resistiram à doença e morreram. No estudo, foi encontrado células inflamatórias, coágulos nos vasos sanguíneos dos pulmões e indícios de que algumas das células também estava morrendo no fígado, intestino, coração. Isso pode ser detectado em todas as pessoas que participaram da pesquisa.

Com os dados obtidos durante a pesquisa, os profissionais acreditam que esses indícios demonstram que o coronavírus seria uma enfermidade vascular, já que ataca primeiramente os vasos sanguíneos do pulmão, causando assim os sintomas respiratórios.