Asteroide do tamanho de um campo de futebol se aproxima da Terra e Nasa faz revelação

São muitos os asteroides que de vez em quando passam pelo sistema solar e acabam se aproximando de nosso planeta.

PUBLICIDADE

Um asteroide está se aproximando da Terra e a Nasa, a Agência Espacial Americana segue atenta ao corpo celeste que recebeu o nome de 163348 (2002 NN4), pois ele passará bem próximo de nosso planeta no próximo sábado, dia 6.

Por volta da 0h20, pelo horário de Brasília, este asteroide estará na distância mais próxima da Terra, segundo informou os observadores Essa rocha espacial está a uma velocidade de 11 quilômetros por segundo.

A Nasa vem procurando tranquilizar a todos, avisando que não há nenhum risco para a humanidade. O Cneos – Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, informou que esse asteroide estará a uma distância de 0,034 unidades astronômicas, ou seja, a 5 milhões de quilômetros de nosso planeta.

A título de comparação, esse corpo celeste estará 13 vezes mais distante da Terra do que a Lua, mas em termos astronômicos essa não é uma distância tão pequena, por isso a Nasa fica de olho na rocha espacial, para ter certeza de que ela não mudará o seu percurso.

A esta distância, não há perigo da gravidade da Terra atrair o asteroide, felizmente, pois se ele visse para cá faria um grande estrago. O site da Nasa disponibilizou uma simulação mostrando a trajetória que ele fará, mostrando que não há risco.

Mas uma questão que causa grande preocupação à Agência Espacial Americana que é o tamanho gigantesco deste asteroide. Ele tem é 90% maior que os demais asteroides que são monitorados. É uma rocha maior que um campo de futebol americano, por isso será sempre motivo de preocupação.