Maju Coutinho faz discurso histórico contra o racismo na GloboNews

Apresentadora do Jornal Hoje participou do Em Pauta apenas com jornalistas negros.

PUBLICIDADE

A GloboNews promoveu um debate sobre racismo apenas com a participação de jornalistas brancos e foi duramente criticamente por isso. Nesta quarta-feira (3), a emissora mudou e colocou apenas jornalistas negros para debaterem o racismo. “A pauta é protesto antirracista”, anunciava o gerador de caracteres na tela.

O debate foi intermediado pelo jornalista Heraldo Pereira. Apresentadora do Jornal Hoje, da Rede Globo, Maju Coutinho foi uma das participantes do Em Pauta especial. O discursos de Maju viralizaram nas redes sociais e chamaram a atenção de muita gente.

“Todos estamos na Globo e eu acho que uma coisa fundamental é a gente acabar com o discurso da meritocracia. Porque é um discurso muito cruel”, afirmou Maju, que continuou explicando que lutou para chegar onde está, mas que teve oportunidades que nem todos os negros têm.

No fim do Em Pauta, Maju Coutinho comemorou o momento histórico na tela da GloboNews, mas afirmou “que nós negras e negros não fiquemos numa segunda escravidão”, afirmou. “Não quero ser chamada só para entrevista que fale sobre a questão do negro“, desabafou a apresentadora.  Os discursos de Maju na Globo News foram bastante elogiados nas redes sociais. 

O debate na GloboNews ocorre em meio às manifestações antirracistas que ocorrem nos Estados Unidos, desde a semana passada, após a morte de George Floyd. O homem negro foi morto asfixiado por um policial branco. Floyd havia tentado fazer comprar usando uma nota falsa. O policial se ajoelhou sobre o pescoço do homem negro. “Não consigo respirar”, dizia George Floyd.